A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Canto da Terra - Apenas uma reflexão.


Uma pergunta que não quer calar: Por que só agora, e justamente nesse ano de 2008, depois de muito tempo no esquecimento resolveram resgatar o CANTO DA TERRA? Pelo que se sabe ele nem deveria ter deixado de existir. Visto que a cada edição só crescia atraindo mais pessoas transformando-se numa marca cultural da cidade com data reservada no calendário festivo luziense, sendo aguardado ao longo do ano pela população do município e visitantes que se deslocavam das cidades vizinhas para prestigiar o maior evento cultural da cidade de Manoel Gaia. O Canto da Terra era um festival que se estendia por três noites consecutivas realizado sempre no segundo final de semana do mês de maio, coincidindo com o dia das mães embalando a juventude com a boa música regional, concursos de poesias, teatro, show de calouros e uma riquíssima programação.
Sem querer ser saudosista, mas lembro-me muito bem da agitação que envolvia a cidade às vésperas da sua realização, todos eufóricos aguardavam com ansiedade a montagem das barracas, o lançamento das camisas comemorativas que a cada ano conseguia se superar em beleza e criatividade. A decoração envolvia toda a mão-de-obra jovem ligada à Igreja Católica, dezenas de entidades e movimentos sociais que faziam questão de dá todo o apoio necessário com participação do comércio local que contribuía generosamente com a festa. Enfim era uma realização de toda a sociedade organizada que se sentia orgulhosa da única festa que realmente engrandecia de verdade o espírito e a cultura do povo da Cidade Morena, segundo a letra da música símbolo do Canto da Terra:
“Bela morena tu já vem chegando
Não tô gostando de te ver assim
O povo na praça ta te esperando...
Que é pra mudar essa vida tão ruim!”

Os idealizadores do Canto da Terra eram pessoas organizadas em movimentos sociais e/ou religiosos sem nenhum vínculo com o poder administrativo local ou estadual, tanto que o primeiro Canto da Terra foi idealizado e realizado em 1991 somente com a garra e a coragem de um grupo de pessoas, identificado com a (esquerda) oposição ao poder executivo municipal da época, chamado RAÍZES CULTURAIS (expressão folclórica e cultural do grupo político da esquerda luziense), "com a finalidade de resgatar, valorizar e incentivar o florescimento da arte e da cultura local e suas tradições".
Durante a década de 90 ainda foram realizadas umas três ou quatro edições, não tenho muita certeza, mas sei que em algumas dessas vezes contou com o apoio do prefeito da época, Nato Costa e como sempre sob a organização do Raízes Culturais. O certo é que depois de alguns anos o Canto da Terra foi esquecido sem nenhuma explicação prévia por parte dos seus idealizadores principalmente depois que estes passaram a ocupar o palácio do poder executivo municipal com a eleição do líder da esquerda luziense ao cargo de prefeito municipal no ano de 2004.
Eram muitas as expectativas por parte da população em relação ao Canto da Terra, pois agora seus idealizadores estavam no poder e com certeza iriam transformá-lo num evento ainda maior, mas não foi isso que aconteceu. O Canto da Terra foi esquecido de tal modo como se nunca tivesse existido ficando na lembrança somente daqueles que eram jovens na década passada, atualmente pais e mães da nova geração que pouco sabe do Canto da Terra ou sequer ouviu falar dele.
Este artigo não tem o objetivo de criticar quem quer que seja, mas questionar: Por que só agora, depois de mais de três anos, resolveram resgatar o Canto da Terra? Por que não tomaram essa atitude desde o início do atual governo municipal?
Hoje (08/04) no programa CONJUNTURAS da rádio Curí FM, o chefe de gabinete do executivo municipal, em entrevista afirmou que para a realização do ‘Canto da Terra 2008’ foram celebrados contratos com a SECULT (Secretaria de Cultura do Estado) e adquiridas verbas junto aos deputados estaduais e federais da bancada governista.
A partir dessas considerações, faz-se outra pergunta. Por que não tomaram essa atitude antes? Buscar recursos junto aos órgãos estaduais e parlamentares que representam esse povo que os elegeram.
Não estamos aqui para julgar o mérito da questão. Mas fazer uma reflexão afim de encontrar uma resposta plausível para esses questionamentos.
Que venha o Canto da Terra! E dessa vez para ficar...

Reinaldo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.