A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Santa Luzia do Pará - 50 anos de existência.

Uma coisa que pouca gente sabe. Santa Luzia do Pará, neste ano de 2008 completará 50 anos de fundação. Foi exatamente no ano de 1958 que o primeiro morador fixou residência nessa região. Trata-se do retirante nordestino Manoel Gaia, pioneiro do lugar, que seguindo o pico demarcatório da então, futura BR-316 (Pará-Maranhão), chegou até aqui onde funcionava desde 1956 o acampamento do engenheiro Dr. Tabosa e os trabalhadores responsáveis pela construção do trecho da BR compreendido entre Capanema e a divisa com o Maranhão no rio Gurupi. Segundo informações extra-oficiais, Manoel Gaia fixou residência e ‘botou’ um roçado na região hoje correspondente à travessa D. Pedro II conhecida popularmente como Rua do Curí dando origem ao povoamento da localidade, que inicialmente foi chamado de Dr. Tabosa em referência ao engenheiro que mantinha acampamento no local, segundo algumas fontes, mais ou menos no trecho onde hoje funciona o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a rádio Curí FM. Mas, o nome não foi aceito pela comunidade, que resolveu dar o nome de Km 47 por ser um entreposto distante 47 quilômetros da cidade de Capanema, e posteriormente surgiu o nome de Santa Luzia, em homenagem à santa padroeira adotada pela população da então Vila de Santa Luzia.
Como já foi afirmado, apenas uma pequena parcela da população luziense conhece esses fatos e datas, isso configura a falta de memória do município que tem poucas ou nenhuma referência histórica e tampouco acervo onde possam ser encontrados esses dados tudo o que se tem conhecimento são fatos contados verbalmente pelos moradores mais antigos, que já são muito poucos depois de meio século de fundação da vila que deu origem à cidade de Santa Luzia. Essa falta de informações a respeito da nossa história já é um problema sério nessa geração, imagine pras gerações futuras que virão no próximo cinqüentenário, portanto é função nossa, hoje buscar o máximo de informações que possam contar a história da nossa querida cidade morena, afim de que tenhamos uma identidade, um passado que conte nossas origens enquanto luzienses.
E é justamente essa a função desse espaço, divulgar nossa cidade, nossa cultura, nossas origens de forma isenta e independente de qualquer manifestação ideológica que venha comprometer a veracidade dos fatos.
Parabéns Santa Luzia, pelo meio século de existência...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.